Conheça o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

Disfagia: entenda a dificuldade de engolir alimentos
19 de março de 2019
Implante Coclear – Ampliando as possibilidades da comunicação
5 de junho de 2019

Foto: reprodução/internet.

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD) foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, e atualmente acontece também no Brasil, Chile, Canadá, Espanha, Alemanha, Áustria e Suíça e que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

A poluição sonora é o terceiro problema urbano mais impactante do planeta, perdendo apenas para a poluição da água e do ar. Para os trabalhadores, o ruído pode ser especialmente danoso: quando é intenso e prolongado pode causar a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), que é irreversível e progressiva.

Dentre os problemas que o ruído pode causar a longo prazo podemos também citar: perda de audição, zumbidos, distúrbios do labirinto (tonturas), ansiedade, insônia, hipertensão arterial, irritabilidade, depressão, dificuldade de concentração, gastrites, úlceras, etc.

Podemos adotar medidas preventivas para evitar essas consequências, como por exemplo o uso de protetores auditivos, evitar permanecer em locais com muito barulho, próximo a caixas de som em shows e eventos, evitar escutar múscia em volume alto no carro ou em fones de ouvido por tempo prolongado, preferir equipamentos e eletrodomésticos mais silenciosos e fechar as janelas do carro durante trânsito intenso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *